BLOG

Saiba o que é e como fazer o efeito de Zooming nas suas fotos de ação

28 de Junho de 2016

Zooming é um efeito ótico que fornece forte sensação de movimento numa fotografia. Geralmente se observa a parte central da imagem nítida, mas a medida que se afasta radialmente deste centro, maior se percebe um efeito de deformação da imagem, como se as bordas estivessem se esticando ou se comprimindo. Bom, muito mais fácil é mostrar em imagens os resultados do zooming, para ficar mais clara esta teoria.

Veja as imagens abaixo:

Canon Ti1 em: f/8;1/60seg; ISO 200

Canon Ti1 em: f/8;1/60seg; ISO 200

Canon 5D Mark2 em: f/4; 1/50 seg; ISO 160

Canon 5D Mark2 em: f/4; 1/50 seg; ISO 160

Canon 5D Mark2 em: f/4.5; 1/60 seg; ISO 320

Canon 5D Mark2 em: f/4.5; 1/60 seg; ISO 320

Gosto de utilizar este efeito em fotos de ação, para aumentar ainda mais a sensação do dinamismo da imagem. Portanto, em fotos de escalada, ciclismo, corrida e outros esportes em movimento, os resultados são interessantes.

E como conseguir um zooming?

Basicamente, o que ocorre nestas fotos é que durante o tempo em que o obturador da câmera permanece aberto, o anel de zoom da objetiva é girado. Por exemplo: você configura na máquina, um tempo de exposição de 1/30 segundos, utilizando uma lente zoom 24-70mm, na posição de 70mm de distância focal. Ao mesmo tempo em que pressiona o botão disparador, você faz um rápido movimento no anel de zoom, em direção à posição de 24mm. A imagem formada, inevitavelmente, sofrerá o efeito desta mudança de zoom e o resultado final será algo parecido com os exemplos aqui mostrados.

Existem dois tipos de zooming: zomming in e zooming out. Out é o caso explicado acima, pois a direção do zoom é tendendo tirar zoom da imagem. Se você fizer o inverso, ou seja, sair de um valor de menor zoom para um valor de mais zoom, obtém-se o zooming in. Os resultados são bem parecidos.

Veja mais alguns exemplos, em situações diferentes:

Canon 6D em: f/2.8; 1/50 seg; ISO 400

Canon 6D em: f/2.8; 1/50 seg; ISO 400

Canon 6D em: f/2.8; 1/50seg; ISO 250

Canon 6D em: f/2.8; 1/50seg; ISO 250

Pois bem, agora é testar e praticar um pouco. Com o exercício, você perceberá quais os melhores valores de obturador e velocidade da “puxada” do zoom, para cada tipo de cena. Lembre-se que um tripé pode ajudar bastante para evitar tremidas na câmera. O problema é que geralmente estas fotos são tão dinâmicas que vc nunca está com o tripé a disposição na hora!E quanto maior o tempo de obturador, maior o efeito de zooming, porém mais chances de sua imagem sair tremida. Mas esse “timing” você só terá com a prática.

Quem tiver fotos assim, ou mesmo fizer seus testes, poste aqui nos comentários seus exemplos, será um prazer ver o trabalho de vocês!
No próximo post, muito em breve, Panning, uma técnica também muito interessante para dar dinamismo e ação às tuas fotos. Aguardem !!!

Fico por aqui, amigos, um abraço e ótimas fotos a todos!

PS- Se você está gostando das postagens aqui do BLOG e deseja ser notificado de atualizações, assine a newsletter, disponível ao lado direito desta página. Deste modo você não perderá nenhum novo artigo!

 

Comentários

Categorias: Blog, Técnica
Tags:

busca

arquivos

newsletter

instagram