BLOG

Saiba o que é e como fazer o efeito de Zooming nas suas fotos de ação

28 de junho de 2016

Zooming é um efeito ótico que fornece forte sensação de movimento numa fotografia. Geralmente se observa a parte central da imagem nítida, mas a medida que se afasta radialmente deste centro, maior se percebe um efeito de deformação da imagem, como se as bordas estivessem se esticando ou se comprimindo. Bom, muito mais fácil é mostrar em imagens os resultados do zooming, para ficar mais clara esta teoria.

Veja as imagens abaixo:

Canon Ti1 em: f/8;1/60seg; ISO 200

Canon Ti1 em: f/8;1/60seg; ISO 200

Canon 5D Mark2 em: f/4; 1/50 seg; ISO 160

Canon 5D Mark2 em: f/4; 1/50 seg; ISO 160

Canon 5D Mark2 em: f/4.5; 1/60 seg; ISO 320

Canon 5D Mark2 em: f/4.5; 1/60 seg; ISO 320

Gosto de utilizar este efeito em fotos de ação, para aumentar ainda mais a sensação do dinamismo da imagem. Portanto, em fotos de escalada, ciclismo, corrida e outros esportes em movimento, os resultados são interessantes.

E como conseguir um zooming?

Basicamente, o que ocorre nestas fotos é que durante o tempo em que o obturador da câmera permanece aberto, o anel de zoom da objetiva é girado. Por exemplo: você configura na máquina, um tempo de exposição de 1/30 segundos, utilizando uma lente zoom 24-70mm, na posição de 70mm de distância focal. Ao mesmo tempo em que pressiona o botão disparador, você faz um rápido movimento no anel de zoom, em direção à posição de 24mm. A imagem formada, inevitavelmente, sofrerá o efeito desta mudança de zoom e o resultado final será algo parecido com os exemplos aqui mostrados.

Existem dois tipos de zooming: zomming in e zooming out. Out é o caso explicado acima, pois a direção do zoom é tendendo tirar zoom da imagem. Se você fizer o inverso, ou seja, sair de um valor de menor zoom para um valor de mais zoom, obtém-se o zooming in. Os resultados são bem parecidos.

Veja mais alguns exemplos, em situações diferentes:

Canon 6D em: f/2.8; 1/50 seg; ISO 400

Canon 6D em: f/2.8; 1/50 seg; ISO 400

Canon 6D em: f/2.8; 1/50seg; ISO 250

Canon 6D em: f/2.8; 1/50seg; ISO 250

Pois bem, agora é testar e praticar um pouco. Com o exercício, você perceberá quais os melhores valores de obturador e velocidade da “puxada” do zoom, para cada tipo de cena. Lembre-se que um tripé pode ajudar bastante para evitar tremidas na câmera. O problema é que geralmente estas fotos são tão dinâmicas que vc nunca está com o tripé a disposição na hora!E quanto maior o tempo de obturador, maior o efeito de zooming, porém mais chances de sua imagem sair tremida. Mas esse “timing” você só terá com a prática.

Quem tiver fotos assim, ou mesmo fizer seus testes, poste aqui nos comentários seus exemplos, será um prazer ver o trabalho de vocês!
No próximo post, muito em breve, Panning, uma técnica também muito interessante para dar dinamismo e ação às tuas fotos. Aguardem !!!

Fico por aqui, amigos, um abraço e ótimas fotos a todos!

PS- Se você está gostando das postagens aqui do BLOG e deseja ser notificado de atualizações, assine a newsletter, disponível ao lado direito desta página. Deste modo você não perderá nenhum novo artigo!

 

Comentários

Categorias: Blog, Técnica
Tags:

busca

arquivos

newsletter

instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.