BLOG

Ferramentas de Composição Fotográfica – Parte 3

08 de Outubro de 2016

O Conceito de Massa Visual

Agora que você já sabe a importância de se pensar abstratamente (posts anteriores) dentro da seleção e arranjo dos elementos na composição fotográfica, vamos falar sobre a capacidade que certos elementos possuem de atrair nossa atenção, magnetizando nosso olhar, dentro de uma fotografia.

A flor de Paepalanthus, logo no primeiro plano, oferece uma forte massa visual, atraindo, inevitavelmente, o primeiro olhar. Os demais elementos, como um céu interessante e buritis espaçados ao fundo, completam a varredura do olhar.

A flor de Paepalanthus, logo no primeiro plano, oferece uma forte massa visual, atraindo, inevitavelmente, o primeiro olhar. Os demais elementos, como um céu interessante e buritis espaçados ao fundo, completam a varredura do olhar.

Podemos fazer uma analogia com a força da gravidade. Um grande objeto, como uma estrela, possui muita massa, por isso, muita gravidade, o que lhe faz atrair tudo que está próximo, como outras estrelas, planetas e cometas. Assim como um objeto relativamente pequeno, que possui menos massa, possuirá menos atração gravitacional. De mesmo modo, na fotografia, elementos poderosos podem se destacar, capturando nossos olhos e prendendo nossa atenção. Dizemos que são elementos de grande massa visual. Vale lembrar que não é apenas o tamanho físico dos objetos que irá determinar sua massa visual. Assim como na física, os elementos de mais densidade possuem maior massa.  Uma lua cheia, ou um sol brilhando incluído numa foto, mesmo que pequeno, dentro do enquadramento, pode ter grande massa visual, funcionando como elemento que atrai o olhar do espectador muito mais efetivamente que outro elemento na imagem, que  possa ser ocupar maior espaço.

A lua cheia, mesmo pequenina nesta imagem, representa importante massa visual na fotografia.

A lua cheia, mesmo pequenina nesta imagem, representa importante massa visual na fotografia.

No fim das contas, são as massas visuais relativas dos elementos numa fotografia que irão ditar onde e como cada coisa será posicionada, assim como o que entra e o que não entra na sua foto. Ou seja, um bom uso destas massas visuais é garantia de uma boa composição. Agora, vamos dar uma analisada em algumas formas geométricas e entender como cada uma atua nas nossas composições fotográficas.

Formas Geométricas mais comuns

Linhas

As linhas, sem dúvidas, são as estruturas de composição mais utilizadas na fotografia, pois são formas bastante simples. Demais formas, inclusive, são formadas por um arranjo de linhas, como triângulos, quadrados, losangos etc.

Na maioria das vezes, linhas não aparecem sozinhas. Conjuntos de linhas sempre funcionam melhor, criam volume, através da relação entre uma e outra.

Perceba a ideia de volume e profundidade, fornecida pelas linhas verticais.

Perceba a ideia de volume e profundidade, fornecida pelas linhas verticais.

De mesmo modo, as linhas denotam profundidade na fotografia.

De mesmo modo, as linhas denotam profundidade na fotografia.

Linhas, numa fotografia, podem ser representadas de forma óbvia, como no exemplo da foto acima, como também podem ser mais abstratas, como linhas implícitas criadas pela repetição de objetos.

As janelas, que denotam linhas abstratas, ajudam a reforçar a noção de profundidade.

As janelas, que denotam linhas abstratas, ajudam a reforçar a noção de profundidade.

 

linhas verticais no primeiro plano

linhas verticais no primeiro plano

As linhas podem desempenhar muito bem a função de guiar nosso olhar através de uma fotografia, principalmente quando elas surgem da base de uma imagem e apontam importantes elementos no fundo. Mais adiante, em próximas postagens, falarei mais a respeito do uso de linhas como elementos guias.

img_8892

Basicamente, podemos usar linhas horizontais, verticais ou diagonais. Estas duas últimas, são em geral, mais eficientes, pois dão mais sentido de movimento para a imagem. Linhas horizontais, se mal utilizadas, podem funcionar com armadilhas para o olhar, interrompendo o dinamismo da fotografia.

Já as linhas diagonais, são as minhas preferidas. Elas tem o poder de conduzir nosso olhar de forma muito interessante: não apenas no eixo direita-esquerda, mas também ao longo de toda a fotografia, de baixo a cima.

img_2846

Na próxima postagem, estudaremos mais elementos, como triângulos, zigue-zague e curvas.

Até breve!

Comentários

Categorias: Blog, Composição
Tags:

busca

arquivos

newsletter

instagram